Perspectiva Informal

Aprenda a desenhar e pintar utilizando dois tipos de perspectivas (tradicional e informal).


modulo perspectiva informal

A Observação Estimativa

Neste módulo o estudante aprende os dois tipos de perspectiva: a perspectiva tradicional e a perspectiva informal, nesta última a partir da percepção dos espaços vazios e fazendo uso do Plano Figurativo/Visor pode obter resultados notáveis.

Este módulo trata da terceira habilidade básica aplicada no desenho, a percepção das relações espaciais. Também chamada de observação estimativa. Esta habilidade consta de duas partes:

estimar os ângulos em relação á vertical e a horizontal e estimar o tamanho das partes em sua relação mutua. Para aprende-la usamos um Plano Figurativo/Visor para melhorar a maneira de ver e desenhar. O módulo também inclui o método tradicional para comparar ambos os métodos.

Tópicos a serem desenvolvidos:

  • Desenho preliminar de um canto da habitação (perspectiva informal)
  • Composição de um fundo
  • Uso do Plano Figurativo
  • Desenho-sustentação de um objeto
  • O uso da formas vazias
  • Desenho de objetos domésticos, a proporção
  • Objetos sobre uma mesa, visão desde a perspectiva
  • Paisagem urbana (perspectiva informal)
  • O tramado: técnica de sombra e luz

Perspectiva tradicional

A Geometria Descritiva define a perspectiva como um tipo especial de projeção, na qual é possível de se medir-se três eixos dimensionais em um espaço bidimensional. Desta forma, a perspectiva se manifesta tanto nas projeções cilíndricas quanto nas projeções cônicas.

Exemplo do funcionamento de uma projeção que resulta em uma perspectiva (o ponto O indica o observador).

A ideia básica por trás de qualquer projeção é a de que existem, como conjunto de elementos que possibilitam a perspectiva, um observador e um objeto observado.

A perspectiva ocorrerá quando todos os pontos do objeto estiverem projetados em uma superfície (chamado de plano do quadro ou PQ) situado em uma posição qualquer. A linha que liga os pontos no objeto até seus respectivos pontos projetados no quadro (chamada de projetante) deve possuir uma origem, a qual se encontra no observador (simplificado aqui como sendo apenas um ponto localizado no espaço). Ou seja, a forma de se projetar um ponto qualquer segunda a visão de um observador em um determinado quadro é ligando o observador até o ponto com uma linha reta e estendendo-a até o quadro.

Dependendo da posição do observador e o quadro, a projeção resultante será diferente, gerando as diversas categorias de perspectivas.

Perspectiva estimativa ou Informal

Realiza-se, a partir da observação dos espaços vazios, desenhando só o que se observa e fazendo uso do Plano Figurativo/Visor com excelentes resultados.