Criatividade para Crianças e Adolescentes

Promove a participação do lado direito do cérebro na educação emocional das crianças e adolescentes.


criatividade para criança e adolescentes

A arte faz parte da vida de uma criança

Através do desenho podemos conhecer todo seu desenvolvimento, pois, é a criança como um todo que está presente no ato da criação.

Em forma especial propomos a aplicação deste método para as crianças e adolescentes, porque nosso foco é o centro emocional e quando ele não está equilibrado se manifesta basicamente a través da violência . "O que fazer para enfrentar a violência infantil". Foi o título de um artigo do

Jornal da Família do O Globo, de 30 de agosto de 1998, que em um dos seus parágrafos diz: "A causa da agressividade da criança da classe média americana é a falta de amor".

Em outro parágrafo coloca: "A criança que não se sente amada, querida e cuidada pelos pais, torna-se violenta."

Na necessidade de entender os sentimentos começa efetivamente nosso trabalho, quando através das práticas podemos observar a nós mesmos numa rara oportunidade de vivenciar uma tarefa tão emocional como o é a arte.

Tarefa que pode ser encarada como um meio para compreender melhor o papel de condutores da vida emocional das crianças, sejam eles os pães, adultos em vias de se converter em pais, ou educadores, para através de uma influencia consciente poder neutralizar as emoções negativas que surgem pela influencia dos pais ou do meio ambiente.

O canal para fazer contato com as emoções é o Hemisfério Direito do Cérebro , porém nossa sociedade não contempla adequadamente esse importante aspecto no seu sistema educativo, vejamos o que a pesquisadora americana Betty Edwards diz sobre a questão:

Se bem que os educadores de hoje em dia são mais conscientes da importância do pensamento intuitivo, os programas escolares seguem estando estruturados segundo a modalidade do hemisfério esquerdo. O ensino é graduado, os alunos têm que passar os cursos que seguem em direção linear. As principais matérias são verbais e numéricas, se fazem perguntas e os alunos não respondem, se fazem filas, os professores põem notas, e todo mundo tem a sensação que algo não vai bem. O cérebro direito está perdido em nosso sistema escolar e fica uma grande parte sem educar.

Nossa cultura se inclina tão fortemente a recompensar as habilidades do hemisfério esquerdo que talvez estejamos perdendo uma grande proporção da capacidade latente da outra metade do cérebro de nossas crianças.

Certamente somos conscientes dos efeitos da má educação nos aspectos numéricos e verbais, mais isto não é o suficiente, e a pergunta é : O que ocorre com o hemisfério direito do cérebro, que praticamente não recebe educação?

Esta concepção levou a Dra. Betyy Edwards a criar um método de trabalho usando a arte como instrumento de aplicação.

Em nosso país temos adaptado este método á realidade brasileira e o sucesso obtido nestes dezessete anos de trabalho nos animam para fazer cada vez mais esforços no sentido de estender a aplicação deste método a um número maior de crianças, razão pela qual estamos colocando a seu dispor esta matéria que esperamos seja de seu interesse.