Curso de Criatividade
Oficina de desenho avançado, abordando todo o processo criativo. Do objeto ao conceito.
|
OBJETIVO DO CURSOO tempo contínuo de atividade de atenção e concentração pode produzir uma surpreendente produção, com aplicações extensivas a outras áreas de nossa vida. Esta experiência é Importante tanto para a atividade criativa como para a formação do próprio indivíduo. O ambiente do curso convidando á reflexão acrescentam para esta finalidade. Pesquisas sugerem que quando fracassamos nas tentativas de resolver problemas, não é porque eles não tenham solução mas sim por desistirmos prematuramente. Todos temos um ponto a partir do qual paramos de |
trabalhar, um limiar que não costumamos ultrapassar. Às vezes, esse limiar se forma por cansaço, mas na maioria dos casos se dá por tédio, desânimo, incerteza, ou medo de errar, e assim desistimos, frustrados, ou com a sensação de que poderíamos ter ido além ou feito melhor.
Para cumprir o objetivo deste curso:
- Usamos o desenvolvimento da percepção na resolução de problemas visuais: aprendendo a ler, perceber e decodificar os problemas visuais abordando mais objetivamente um mundo que "não se entende" usando nossa visão costumeira.
- Desenvolvemos a capacidade de entender uma linguagem formal ( cor, linha, plano, texturas, dimensões etc) ou conceituais (idéias, intenções, linhas de raciocínio).
- Usamos o desenho como ferramenta como meio de construir idéias, e não apenas de expressão aprendendo sobre a flexibilidade e nos dando conta sobre as mudanças que o processo nos impulsiona.
- Entendendo uma linguagem contextualizada em situações visuais formadas pelo alfabeto formal (forma, cor, linha, plano, texturas, dimensões etc) ou conceituais (idéias, intenções, linhas de raciocínio).
- Aprendendo sobre nossos próprios limites para poder superá-los e aumentar nossa auto-estima no caminho da evolução como seres humanos
PROGRAMA DO CURSO
1ª PARTE:
- O desenho do objeto tal como o vê no mundo.
- O desenho do objeto no processo do sair do mundo (exercícios em relação com o tempo e o espaço; analises e sínteses do desenho).
2ª PARTE: CONHECENDO INTIMAMENTE O OBJETO A PARTIR DO SENTIR (EXERCÍCIOS)
- Focar sem focar: desenho cego
- Sentir com os olhos e ver com os dedos.
3ª PARTE
- Novo conceito da unidade (cheios e vazios)
- A configuração
4ª PARTE
- A perda do objeto para uma nova configuração (mutilando o objeto).
- Um caminho para o desenho na composição de quadros.
5ª PARTE:
- Desenhos rebatidos. um novo conceito de simetria.
- Transpassando o objeto e achando o conceito: a criatividade. Matriz A e B. Gestalt - analogia e humor.
6ª PARTE:
- Desenho criado sem suporte - a geração de alternativas.
7ª PARTE:
- Desconstrução do desenho e bidimensão.
8ª PARTE:
- Arte conceitual.