Curso de Criatividade

Oficina de desenho avançado, abordando todo o processo criativo. Do objeto ao conceito.


criatividade e processo criativo

OBJETIVO DO CURSO

O tempo contínuo de atividade de atenção e concentração pode produzir uma surpreendente produção, com aplicações extensivas a outras áreas de nossa vida. Esta experiência é Importante tanto para a atividade criativa como para a formação do próprio indivíduo. O ambiente do curso convidando á reflexão acrescentam para esta finalidade. Pesquisas sugerem que quando fracassamos nas tentativas de resolver problemas, não é porque eles não tenham solução mas sim por desistirmos prematuramente. Todos temos um ponto a partir do qual paramos de

trabalhar, um limiar que não costumamos ultrapassar. Às vezes, esse limiar se forma por cansaço, mas na maioria dos casos se dá por tédio, desânimo, incerteza, ou medo de errar, e assim desistimos, frustrados, ou com a sensação de que poderíamos ter ido além ou feito melhor.

Para cumprir o objetivo deste curso:

  • Usamos o desenvolvimento da percepção na resolução de problemas visuais: aprendendo a ler, perceber e decodificar os problemas visuais abordando mais objetivamente um mundo que "não se entende" usando nossa visão costumeira.
  • Desenvolvemos a capacidade de entender uma linguagem formal ( cor, linha, plano, texturas, dimensões etc) ou conceituais (idéias, intenções, linhas de raciocínio).
  • Usamos o desenho como ferramenta como meio de construir idéias, e não apenas de expressão aprendendo sobre a flexibilidade e nos dando conta sobre as mudanças que o processo nos impulsiona.
  • Entendendo uma linguagem contextualizada em situações visuais formadas pelo alfabeto formal (forma, cor, linha, plano, texturas, dimensões etc) ou conceituais (idéias, intenções, linhas de raciocínio).
  • Aprendendo sobre nossos próprios limites para poder superá-los e aumentar nossa auto-estima no caminho da evolução como seres humanos

PROGRAMA DO CURSO

1ª PARTE:
  • O desenho do objeto tal como o vê no mundo.
  • O desenho do objeto no processo do sair do mundo (exercícios em relação com o tempo e o espaço; analises e sínteses do desenho).
2ª PARTE: CONHECENDO INTIMAMENTE O OBJETO A PARTIR DO SENTIR (EXERCÍCIOS)
  • Focar sem focar: desenho cego
  • Sentir com os olhos e ver com os dedos.
3ª PARTE
  • Novo conceito da unidade (cheios e vazios)
  • A configuração
4ª PARTE
  • A perda do objeto para uma nova configuração (mutilando o objeto).
  • Um caminho para o desenho na composição de quadros.
5ª PARTE:
  • Desenhos rebatidos. um novo conceito de simetria.
  • Transpassando o objeto e achando o conceito: a criatividade. Matriz A e B. Gestalt - analogia e humor.
6ª PARTE:
  • Desenho criado sem suporte - a geração de alternativas.
7ª PARTE:
  • Desconstrução do desenho e bidimensão.
8ª PARTE:
  • Arte conceitual.

3 HORAS DE AULAS - 5 SEMANAS